Seja bem vindo ao Blog Mãe de um Casal.

Mae de um casal lindo . Sapeca, travesso, mas que me dão uma imensa alegria.
Aqui compartilharei das artes dos meus filhos, do meu dia a dia .

Quero aqui deixar registrado todos os nossos momentos em família, nossas conquistas, e muito mais.

9 de julho de 2011

Amamentação

Andando pela net vejo a dificuldade que é amamentar. Vejo que as mães não tem apoio dos médicos pediatras, nem dos familiares e não acreditam em sim mesmas. E na primeira oportunidade oferecem leite modificado.

Mesmo com tanta informação circulando na internet, revistas, jornais, televisão, as pessoas ainda acreditam que existe leite fraco, que peito murcho não tem leite, que todo choro é de fome, se não ganhar 1 kilo por mes o leite não está sustentando. Eu fico abismada, sério.

Não existe leite fraco, os seios produzem somente o que o bebê precisa, nem de mais, nem de menos, e por isso não precisa estar vazando o tempo todo, o choro do bebê vai da fome até calor, pode ser tanta coisa, e quem disse que bebê deveria ganhar 1 kilo por mês? A média de ganho de peso de um bebê varia entre 20/30 gramas/dia. O que dá em média 600 a 900 gramas por mes, podendo ser um pouco menos ou um pouco mais.

Eu tenho a impressão que os pediatras tem convênio com essas empresas que fabricam esses leites.

Lembro - me bem da ex pediatra da minha primeira filha que ficou no meu ouvido falando para eu dar NAN para ela, pois ela não engordava 1 kilo por mês. Mas estava se desenvolvendo super bem. Não me orientou em nada, nem me encaminhou para nenhum grupo de apoio. Sorte que eu estava determinada a amamentar, mesmo com dor, peito sangrando e o que fosse. Quando minha filha completou 3 meses, eu procurei outro pedi, que me ajudou com a pega, pediu para eu deixar ela mamar a vontade, e para minha surpresa no mês seguinte até o sexto mês, a Stephany ganhou 1 kilo por mês.

Mesmo contra a vontade da pediatra, dos familiares eu lutei pelo nosso momento.

Sei também que há casos em que a mãe realmente não consegue amamentar, e nesses casos eu sou a favor do LA, pois ele substitui o leite materno.

Mas falta muitas vezes vontade e determinação por parte das mães. Isso é fato.
Amamentar não é fácil. Na teoria é lindo, mas é na prática que nós vemos a realidade nua e crua.

E as campanhas apesar de apoiarem a amamentação exclusiva, precisa que o governo apoie a licença maternidade de 6 meses para as mães, precisamos de mais profissionais capacitados na área da amamentação, e precisamos urgentemente de pediatras atualizados, e capacitados para darem todo o apoio que a mãe de primeira, segunda, terceira viagem precisa.

Pois só assim conseguiremos ter um resultado eficiente . Não adianta fazer propaganda, se nem os profissionais se preocupam. Afinal dar LA é mais facil. Mas não o melhor.

E parabéns aos profissionais capacitados, que procuram ajudar, orientar as mães nesse processo tão dificil, mas ao mesmo tempo tão lindo.

Nenhum comentário: